Os 13 Porquês por Jay Asher

Sinopse
"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."










Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 255
Gênero: Drama
    

Sabe aquele livro que te faz sentir um grande mix de emoções e tudo ao mesmo tempo?. 
Raiva, compreensão, angustia, medo e tristeza. É difícil descrever como esse livro te faz sentir mas é fácil se comover.

Os 13 Porquês nos leva ao Clay.  Ele está voltando da escola em uma certa tarde quando se depara com um pacote endereçado a ele na porta de casa. O pacote é misterioso, quando o abre, ele descobre várias fitas cassete. De primeira ele fica meio confuso, mas quando ele começa a escutá-las acaba descobrindo que são todas de Hannah, a garota a qual ele estava afim e que cometeu suicídio.

As fitas devem ser repassadas para 13 pessoas diferentes, essas treze pessoas são as razões pelas quais ela cometeu suicídio. E ele é uma delas.

Não vou entregar mais do que isso do enredo pois o livro é muito curto e se passa basicamente em uma noite.

É importante deixar claro que esse livro trata de assuntos mais pesados como suicídio, violência sexual, bullying e outros, vai de cada um ler.

Já faz um bom tempo que quero ler esse livro, acho que desde 2012. É muito difícil de achá-lo e nunca achei em uma livraria ou sebo, mas na semana passada quando fui visitar a biblioteca eis que acho essa obra me esperando :).

De fato, o livro é curto, Ainda assim, o Jay Asher mostra uma grande habilidade em desenvolver bem o plot dele e demonstra saber exatamente como chegar onde quer.

Sua narrativa é simples e bem desenvolvida, sem muitos elementos mirabolantes mas ainda assim muito envolvente.



O Clay narra o livro junto com as fitas de Hannah, intercaladamente. Ele é um personagem bem normal, propositalmente. 
Fica claro ao decorrer da leitura que o Jay Asher quis trazer um personagem com uma vida normal de adolescente e quando menos imagina acaba sofrendo um golpe desses.

 “Não queria agir como se estivesse tudo legal, porque não estava.”

A Hannah é uma personagem que é difícil de se conectar por suas narrações nas fitas mas com o tempo ela vai explicando tudo e o leitor começa a ver as situações sob sua óptica e isso é bem angustiante, porem necessária para sua compreensão.

Não quero entrar no mérito de se o que ela fez foi certo ou errado, nenhum de nós pode. O suicídio é encarado de forma diferente para cada pessoa e acima de tudo cada um tem os seus porquês e não cabe a quem está de fora julgar ou dizer se o que o individuo fez foi correto ou não.

"Achei que me expressei com muita clareza, mas ninguém deu um passo para me impedir." Hannah.

Os 13 Porquês foi uma leitura que, apesar das expectativas, conseguiu me surpreender mais ainda. Ele se mostra um livro super necessário para essa faixa etária já que esse tipo de coisa acontece sim e precisa ser discutida, ainda mais nas escolas onde a ocorrência é ainda maior.

Pra quem gosta de um YA um pouco mais profundo, Os 13 Porquês é um livro extremamente recomendado e que merece a leitura. Jay Asher constrói uma trama super completa e sabe tocar em temas delicados com cuidado e de uma forma sábia. Recomendo!.

Comentários

  1. Olá! Eu já ouvi diversas vezes falar sobre o livro, mas tenho certo receio porque sou uma pessoa completamente emocional, sofro por tudo e tenho certeza que esse livro me desestabilizaria. Quero dar uma chance para ele em um futuro próximo, mas por enquanto, fico na expectativa.
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã!
      Como disse, é um livro que trata de alguns assuntos mais pesados e ai se voce não se sente confortável vai de voce ler. Ainda assim é um belo livro.
      Abraço!

      Excluir
  2. ooi!
    já faz um tempo que os 13 porquês está na minha lista de desejados, já ouvi comentários muito bons em relação, e a premissa em si é algo que me chama bastante atenção, bela resenha. bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Guilherme. Já ouvi falarem deste livro, mas até então não sabia que se tratava de algo tão profundo. Ótima dica. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado Nessa!, espero que curta o livro.
      Abraço!

      Excluir
  4. Gosto tanto desse livro que o li 2x, e agora que vi que ainda não o resenhei.
    Adorei sua resenha..

    ResponderExcluir
  5. Oie Guilherme =)

    Sempre leio resenhas super positivas de Os 13 porquês, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Pela premissa acredito que seja uma história de qual vou gostar.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

O Adulto por Gillian Flynn

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Os Lançamentos de Julho | 2016