Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer por Jesse Andrews

Sinopse
"Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível."



Autor: Jesse Andrews
Editora: Fábrica 231
Ano: 2015
Páginas: 288
Gênero: Jovem-Adulto
     

Eu, Você e a Garota que Vai Morrer é um jovem-adulto que fez grande sucesso lá fora e agora finalmente recebe seu lançamento nacional pela editora Rocco pelo selo Fábrica 231.

Junto com a capa, a premissa desse livro sempre me chamou a atenção, a ideia de um livro que se trata de câncer mas que o personagem não está nem aí para a garota doente sempre me intrigou, afinal, não é o que estamos acostumados a ler no gênero.

E sim, esse é um livro que trata de câncer. Mas posso garantir que não é de uma maneira convencional.

Em Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer seguimos o Greg, ele tem 17 anos e está no último ano do ensino médio, ele tem vários amigos mas ao mesmo tempo não tem nenhum. Ele conhece todo mundo o todo mundo conhece ele mas nenhum são considerados amigos de verdade, a não ser Earl.  Seu objetivo é simples; passar pelo ensino médio sem brigas e sem inimigos, somente passar. O Greg tem uma imensa paixão por filmes e passa a maior parte do tempo junto de Earl assistindo e refazendo alguns de seus filmes favoritos. Nem sempre o resultado é bom.

Já que Greg não esta nem ai para ela, não pode-se dizer que tudo muda quando a mãe de Rachel, uma antiga amiga e ex-namorada, conta a mãe dele de que a garota esta com Leucemia. Forçado por sua mãe, ele se vê obrigado a se aproximar de Rachel novamente, o que é um esforço muito grande.

O Greg é um dos personagens mais inusitados e diferentes de que a li e ao mesmo tempo ele é a melhor descrição de um personagem normal como todo mundo. Gordinho, viciado em filmes e apaixonado pela garota bonita da escola, ele realmente não está nem ai pra nada, e não tem problema nenhum em dizer isso. 

A escrita do Jesse Andrews é em primeira pessoa e bem solta e leve, o nosso protagonista sabe levar a história rapidamente, sem enrolar. Grande parte do livro é contada em roteiro de filme, já que o Greg adora filmes e tudo mais.



A leitura é extremamente rápida, as 288 páginas do livro simplesmente voam e quando você vê já esta se despedindo dos personagens.

A grande polemica em cima desse livro é em relação as piadas do Greg em relação a tudo a sua volta e em relação a Rachel, há quem goste e há quem odeie, eu, particularmente, não achei nada demais e, sinceramente? é só aquilo que todo adolescente pensa de um jeito normal e divertido nada ofensivo e sim verdadeiro.

Como citei mais acima, esse não é um livro dramático sobre câncer em adolescentes, não que haja problemas em livros nesse estilo mas, o autor optou por trazer um outro lado disso tudo com um personagem que não tem interesse romântico pela vitima nem fica o livro todo se lamentando por não ter estado mais presente. Na minha opinião isso foi algo muito interessante de acompanhar, as coisas acontecem muito naturalmente e senti que realmente não era a intensão do autor focar nisso e sim no Greg.

A pitada de humor é bem dosada e em alguns momentos é impossível não rir dos pensamentos e opiniões do Greg, não é algo que vai te fazer chorar de rir mas em alguns momentos é difícil resistir.

O desenvolvimento dos personagens é bem morna, se olharmos para o Greg do começo da leitura para o Greg da finalização veremos que ambos são idênticos, só passaram por situações diferentes e pensam de maneiras levemente diferentes. Isso me deixou um pouco zangado pois ok, sou realista e sei que ninguém muda da noite para o dia e tudo mais mas eu acho que dava para ele ter crescido um pouco mais.

A mensagem que o autor passa fica nas entrelinhas e é bem leve mas ao mesmo tempo significativa, ele não quis dar um grande sermão sobre a existência da humanidade mas conseguiu se comunicar e falar diretamente com o público alvo; o jovem.

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer foi um livro que me agradou com seu desenvolvimento e a trama diferente à que estou acostumado. Não foi uma leitura 5 estrelas pois alguns pontos não me convenceram mas ainda assim é um livro que recomendo para todo mundo que quer um livro crível, que te divirta, passe uma mensagem e te surpreenda com a verdade.

Comentários

  1. Gostei da resenha Guilherme. Achei a premissa do livro bem diferente e inusitada e se tiver a oportunidade, pretendo lê-lo. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vanessa!, espero que goste do livro :)

      Excluir
  2. Hello, Guilherme!
    Há algum tempo eu venho querendo ler esse livro, mas ainda estou meio que na dúvida.
    Gostei do que o autor fez. Esse diferencial sobre como abordar uma história de adolescente com câncer! Se tiver um tempo, mais para frente, pretendo ler a obra!! Gostei da resenha!! *-*
    Beijin...
    Alana
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Alana!, isso que o autor fez só deixou o livro mais especial, espero que goste da leitura.
      Um beijo!

      Excluir
  3. Olá,
    O livro parece mesmo ser bacana, mas os preços da Rocco me repelem demais e eu confesso que, por mais que tenha acho a história de certa forma interessante, não fiquei realmente curiosa pelo livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Gui.
    Eu criei vontade de ler esse livro, inicialmente pelo título. Depois da sinopse e de algumas resenhas também. Quero poder conhecê-lo e não descartou a leitura.


    Abraço
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Guilherme! Tudo bem com você?
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas ele tem tudo o que eu gosto em uma boa história.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Guilherme! Tudo bem? Cara, eu adorei a premissa do livro (genial saber que ele é narrado no estilo de roteiros) e fiquei extremamente interessado em lê-lo. Espero fazer isso em breve! :) Ah, parabéns pela resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Tony!, acho que voce vai gostar.
      Abraço!

      Excluir
  7. Olá, Guilherme.
    Estou um pouco cansada de livros com esse tema, mas como você falou que ele tem um diferencial, talvez eu leia ele. Gostei de saber sobre grande parte do livro ser contado em forma de roteiro, acho que nunca li nada parecido.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Guilherme!
    Adorei a dica. Parece uma vibe bem diferente de A Culpa é das Estrelas.
    Talvez justamente por essa diferença na abordagem eu acabasse conferindo. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! é muito diferente, acho que vai gostar.
      Abraço!

      Excluir
  9. Olá, Guilherme.
    Confesso que não tinha sentido muito interesse com a obra, quando vi sobre seu lançamento. Mas agora com a quantidade de resenhas que mencionam sobre sua diferença sobre livros com mesma temática, está surgindo curiosidade.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que interessante.
    Nunca tinha ouvido falar de um livro desse gênero, eu já li muitos livros e não lembro de nenhum deles que tivesse o protagonista "gordinho" e despreocupado. Achei interessante a ideia, é diferente. Ainda mais porque parece não ter muito drama e ele ser despreocupado. Olha que eu até gosto de um clichê.

    >> www.mhyllaoficial.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É em diferente mesmo, não espere algo que vemos em um romance convencional hahah.
      Abraço!

      Excluir
  11. Adorei a resenha! Assim que eu diminuir a lista de leituras atrasadas, pretendo lê-lo :D

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  12. Já li diversas críticas sobre o livro, boas e ruins. Quero ler para ter minha opinião sobre o livro. A resenha ficou ótima. Seu Blog tá Show!

    Ágno R. Vilar
    bookbus1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Gui!
    Já tinha visto esse livro mas nunca me interessei em ler alguma resenha e ou até mesmo a sinopse dele! Hoje estou aqui, querendo ler esse livro ( e outros mil e um). A sua resenha me chamou bastante atenção, e adorei o fato de a leitura rápida e simples, os personagens bem reais.
    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo joia?
    Adorei a resenha, eu nunca fui muito interessada por esse livro, ele não conseguiu despertar a minha curiosidade haha, sua resenha ficou incrível, para quem curte uma leitura assim deve ser o máximo.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oláá Gui,
    Entãooo, quando li a premissa fiquei meio que com um pé atrás pois não aguento mais a Sindrome de ACEDE rsrsrs mas após sua resenha me interessei pelo livro e ele foi direto para a WishList, valeu pela dica! Amei a resenha.
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  16. Que blog lindo, mt organizado! Adorei a resenha, já tinha visto essa capa em algum lugar mas não sabia do que se tratava até agora. Sobre esse tipo de história: sou apaixonada! Já anoitei no bloco de notas do celular o título é uma leitura que, com certeza, vou realizar.
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/ da uma olhadinha! Bjs
    ps: se seguir deixa um coment p eu rtb

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo