O Teste por Joelle Charbonneau

Sinopse
''No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?''



Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Ano: 2014
Páginas: 320
Gênero: Distopia
    

O Teste é o primeiro livro da trilogia homônima publicada no Brasil pela editora Única. Sempre tive curiosidade em relação a esse livro, sou um fã assíduo de distopia e sentia que precisava -lo.

O Teste se passa em um mundo futurista em que a nossa terra foi destruída a partir de sete estágios de guerra. Cada estágio fez com que a terra se degradasse em níveis cada vez mais fortes.
Seguimos então a Cia, ela tem 17 anos e mora na comunidade Cinco Lagos, uma das comunidades formadas depois da guerra. Cia está se formando no colegial e se prepara para participar do Teste, um programa que seleciona os melhores alunos de cada comunidade para uma prova em que serão escolhidos os alunos a ir para a universidade e se tornarem líderes e ajudarem a reconstruir o mundo que um dia já foi perfeito.
Cia é uma das escolhidas para o Teste e irá descobrir segredos sobre essa seleção que ela jamais imaginava existir.

Joelle Charbonnneau tem uma forma de escrever peculiar e rítmica. O Teste possui uma narrativa extremamente ágil e de tirar o folego. Cada final de capitulo a autora solta uma frase marcante que faz com que você queria ler mais e mais. Com isso, o livro tem muita ação e muita coisa acontece o tempo todo, fazendo com que o leitor não desgrude do livro.

Cia é uma personagem normal e ao mesmo tempo sem sal. Ela não tem uma personalidade super forte mas também não é tão inexistente. Ela é bem altruísta e super família, gostar de estar na companhia dos seus irmãos e pais.

A concepção do mundo distópico de Joelle é simples, como o livro é ambientado não tanto tempo depois da guerra temos um cenário bem destruído e abalado. Isso não foi algo que ela focou muito nesse volume mas acho que ela irá dar mais atenção nos próximos. Alem disso, vemos comunidades organizadas e que lutam para sobreviver na situação em que estão encaixados.

O romance inserido foi uma dos fatores que me fez dar 3 estrelas ao livro. Achei bem desnecessário e é aquele romance bem sem graça mas que dá um ar mais aconchegante á história.
A edição física da editora esta bem caprichada, a capa é linda e o livro ainda vem com marcador destacável. Infelizmente, encontrei alguns erros de revisão, mas nada preocupante.

O Teste foi um livro que me surpreendeu muito e me decepcionou um pouco ao mesmo tempo, como primeiro livro de uma trilogia ele cumpre seu papel e me deixou com muita vontade de saber mais sobre esse mundo distópico criado pela autora, até mesmo porque sinto que a estória pode evoluir muito nos próximos volumes, mas deixou aquela sensação de que podia ser melhor.

Para quem gosta de distopias com suspense e um toque de ficção científica, O Teste é uma leitura mais que recomendada, ele levanta várias questões e deixa o leitor sempre querendo mais. Os capítulos finais são instigantes e não vejo a hora de ler a sequência!.

Comentários

  1. Oi, Guilherme! Tudo bem? O Teste é um livro que tenho muita vontade de ler! Apesar dos pontos negativos citados, ainda fiquei bem interessado em lê-lo! Parabéns pela resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que legal Tony! espero que tu curta a leitura. Valeu!
      Abraço

      Excluir
  2. Gostei da resenha Guilherme. Só ouço ótimos comentários a respeito desta trilogia e me pareceu ser uma distopia bem interessante. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Guilherme,

    Gostei muito da trilogia O Teste, é uma das minhas favoritas, e concordo que ela tenha seus problemas, mas uma das coisas que mais gosto é do ritmo que a autora impôs à narrativa e da estrutura social que ela criou. Os livros seguintes melhoram bastante, ela amadurece a escrita e Cia, como personagem, fica mais palpável. Vale a pena ler ;)

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! que bom que vai melhorando nos proximos, meio que deduzi isso pois senti que a estória tem potencial. Vou dar uma chance pros próximos sim.
      Abraço!

      Excluir
  4. Oie Guilherme =)

    Falam super bem dessa série e tenho bastante curiosidade para conhecer ela.Só preciso terminar as séries que estou lendo no momento ^^ Mas essa já está na lista.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Oii!!

    Já li algumas resenhas sobre essa historia, e foram todas muito positivas. Não sou muito apaixonada por distopias e livros do gênero, mas gosto de variar as leituras. Quem sabe eu dê uma chance para esse livro???!

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  6. Oi Guilherme!
    Não gosto quando autores inserem arcos nos livros apenas porque parece que eles devem estar ali, como o romance que você falou. Se personagens sem sal já incomodam, relacionamentos assim são pior ainda. Uma pena que O Teste tenha ambos, mas que bom que, mesmo com as pequenas decepções, você se surpreendeu e curtiu a leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente achei o romance meio sem sal mas o livro não é só isso, me surpreendi bastante.
      Abraço!

      Excluir
  7. Cara, eu to louco pra ler essa trilogia.
    Tipo, eu nao curto muito distopia, mas essa parece legal e eu to bem interessado.
    Abraço

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu to louca por essa série! Confesso que esse seria o tipo de livro que eu compraria pela capa heheheh Mas mesmo estando na minha lista, ultimamente estou dando "um tempo" de distopias.

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Guilherme como vai?
    Olha esse livro é show de bola o mais legal, o melhor do livro é que ele tem bastante a ver com Jogos Vorazes, mais parabéns pela resenha
    Abraços e Boa Semana!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro!
      Que bom que gostou da resenha, tambem adorei o livro, amo distopias :)
      Abraço!

      Excluir
  10. Oi =D

    Quero muito ler esta série. Comecei a ler o primeiro livro, e estava gostando bastante... mas tive que parar para passar outras leituras na frente. Assim que puder vou retomar a leitura =D Ótima resenha!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olha eu achei que sua resenha ficou fantástica, até porque eu ainda não li esse livro, mas a minha colaboradora Agatha leu e adorou e já tá doida para pedir o segundo para fazer a continuação. Eu ainda não li nenhuma distopia dessas famosas, o único que li até agora foi THE 100 e o próximo que irei ler de parceria é BRILHO E CENTELHA que eu pedi para editora geração. Espero poder gostar bastante, porque quero começar a entrar nesse mundo distópico que todos falam tão bem.

    Enfim...

    Adorei a sua resenha, porque está muito bem escrita
    Espero ter a oportunidade de fazer a leitura assim que possivel =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-limiar.html

    ResponderExcluir
  12. Uma pena existir alguns pontos negativos, mas mesmo assim tenho vontade de ler a série.
    Adorei a resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  13. Posso colocar seu Blog na minha Tag: Amo / Odeio? :)

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Tenho este livro na pilha cá em casa para ler.
    Boas leituras. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo