Encarcerados por Alexander Gordon Smith

Sinopse
"De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco - literalmente - para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos - como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove - mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?"

Autor:  Alexander Gordon Smith
Editora: Benvirá
Ano: 2012
Páginas: 296
Gênero: Terror/Suspense
        

Encarcerados é um livro de terror lançado aqui no Brasil pela editora Benvirá em 2012. O livro é o primeiro da série Fuga de Furnace que conta com 5 livros lançados. Infelizmente a editora só lançou até agora os 3 primeiros. 

A história segue o Alex, ele é um rapaz bem solitário durante a infância, ele sempre ficou na sua, mas então ele acaba se metendo em algumas brigas e a coisa vai evoluindo e quando ele vê já virou o maior marginal da escola. Ele pratica com seus amigos pequenos furtos e é conhecido por atormentar a vida dos outros garotos na escola. Até que um dia, ele planeja um furto um pouco maior que acaba o trazendo grandes consequências. O roubo acaba errado, Alex no meio da confusão seu amigo, Toby, ser morto por um cara vestindo uma máscara de gás e a policia acaba acusando Alex pelo assassinato. Ele acaba julgado e sua sentença é a prisão perpétua na penitenciaria de Furnace.

Furnace é uma penitenciária subterrânea construída exclusivamente para jovens delinquentes. A prisão foi um meio que o governo achou para dar mais paz a população após uma grande revolta (fato que não é muito explicado nesse volume e provavelmente sera mais explorado nos próximos). Essa prisão foi construída de uma maneira que ninguém saia.



Sempre tive muita curiosidade em ler Encarcerados, a trama que o autor planejou é bem chamativa e diferente me deixando com expectativas bem altas em relação ao livro.
A narrativa é em primeira pessoa sobre o ponto de vista do Alex, por seus olhos conhecemos seu passado e o seu presente na penitenciaria. A escrita do autor, tanto quanto todo o livro em si, é desesperadora e extremamente claustrofóbica, as descrições da penitenciaria de Furnace são ricas fazendo com que o leitor consiga imaginar com exatidão toda a história.

A leitura é rápida e prazerosa, você sempre quer saber mais sobre Furnace, mais sobre o que vai acontecer, mais sobre os personagens, mais sobre tudo. Com certeza a narrativa cativante e envolvente do Alexander ajudou nisso. 
É legal lembrar que o livro é forte e tem cenas bem chocantes, o autor não se segura e não tem pudor, quando precisa colocar violência ele coloca mesmo. Adorei isso, acho que se for pra fazer algo que realmente de uma impressão de realidade não pode se segurar.

Encarcerados é um livro claustrofóbico e assustador, uma super recomendação pra quem esta buscando algo de terror. Adorei a história, me surpreendi e muito com o fim, o autor deixa uma ponta bem grande para a continuação, que estou bastante ansioso em ler. 

Comentários

  1. Oi, Guilherme. Gostei da tua frase que o livro é claustrofóbico e assustador. Bom, só de ler a resenha já fiquei assustada. Parece tudo muito real, pois sabemos que coisas do tipo acontecem. Como pessoas presas inocentes, assassinatos brutais, etc.

    Mas gostei muito da indicação, eu posso ler, mas tenho que estar em um outro momento, não focado em romances, como estou agora.

    Ótima resenha.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu cometário Juliete! espero que quando voce estiver no clima para a leitura, goste :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Guilherme! Adorei sua resenha, mas não teria coragem de enfrentar um livro como esse! haha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, parabéns pela resenha. Me deixou mortinha de vontade de ler o livro. Acredita que ganhei o terceiro livro em uma promoção, mas como não tenho os outros dois, está lá na estante esquecido. Esquecido mesmo, pois, nunca lembro de comprar os outros livros na hora que vou comprar mais livros heheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! fico extremamente feliz em saber que te despertei a vontade de fazer a leitura :)

      Excluir
  4. Oi Guilherme!
    Embora esse não seja o gênero que mais me atrai, sua resenha conseguiu despertar certo interesse em, fiquei realmente bastante curiosa.

    Beijos,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Guilherme.
    Adorei seu ponto de vista sobre Encarcerados. Não tenho muito costume de ler livros do gênero, costumo ler mais dramas e policias, mas pretendo ler algo do gênero. Enfim, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem não leio muito do genero mas esse me surpreendeu, espero que tbm te surpreenda *--*

      Excluir
  6. apesar da resenha positiva, confesso que não é um livro que em suma me atraia! me sinto um pouco aversa a essas histórias sem motivo aparente!
    é mesmo uma coisa de falta de afinidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não curto muito livros desse gênero, mas confesso que fiquei bem curioso para poder ler esse. Sua resenha ficou muito boa, gostei do seu ponto de vista ^^~

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis ler esse livro, parece ser super bacana e a premissa dele é maravilhosa, sem falar nessa capa que eu fico babando!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Guilherme!
    Não conhecia o livro mas é um tema que eu curto, então me interessei!
    A capa me lembrou de um episódio de Doctor Who.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oie Guilherme =)

    Já li muitas resenhas positivas desse livro, mas confesso que ele não me chama muito a atenção por que sou medrosa rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Olá Guilherme :) Nunca li um livro de terror, aliás nem conheço nenhum. Mas não sei se teria coragem para ler esse :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. E aí Guilherme...
    Vi a um tempo atrás um sorteio dos três livros, supus pela capa (e pelo nome) sobre o que era e fui participar... como em 99,999999999% dos sorteios que participo, não ganhei nada, mas agora que você me mostrou sobre o que realmente é (fico feliz de ter chegado perto) estou realmente interessado... assim que minha fila de leituras diminuir vou ver se consigo comprar essa série...
    Grande abraço!!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
  13. QUE CAPA INCRÍVEL! Eu nem ia ler a resenha, ia pular para a próxima postagem porque digamos que no momento eu não esteja super paciente. Mas essa capa a e os primeiros parágrafos de sua resenha me fisgaram, agora Encarcerados está nos livros "urgentes" da minha booklist *u*
    Parece ser diferente do terror gótico que estou acostumada a ler.
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
  14. Oie =)

    Adoro! Adoro livros do gênero e este está na minha lista de desejados desde que lançou. Infelizmente como dinheiro não dá para todos os livros que quero, tenho que deixar algum de lado em benefício de outro, e este eu acabei deixando de lado. Mas espero comprar em breve. Sou louca para ler. Parece ser um livro intenso, assustador e opressivo. Pela sua resenha dá para imaginar o clima do livro.... preciso ler logo! Ótima dica e resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá, uau que resenha heim, e só pela nota ja me deixa curiosa, a premissa é instigante demais, quero ter um dia a oportunidade de ler o livro!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

O Adulto por Gillian Flynn

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Os Lançamentos de Julho | 2016