A Desconstrução de Mara Dyer por Michelle Hodkin

Sinopse
"Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la..."


Autor:  Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 378
Gênero: Paranormal/YA
    


A Desconstrução de Mara Dyer é aquele tipico livro que você olha pra capa de decide que precisa ler. Esse foi o meu caso. Achei a capa linda, os comentários positivos foram vários e quando li a sinopse já percebi que o livro era um jovem adulto irresistível e que a probabilidade de eu gostar era grande.

Não vou repetir sobre o que se trata o livro pois a sinopse ali em cima é bem explicativa mas basicamente, o livro conta a história da Mara, uma garota que sobreviveu a um terrível acidente que ocasionou a morte de seus melhores amigos e seu namorado. Ela tenta agora seguir em frente em uma nova cidade e uma nova escola mas infelizmente o passado não a deixará em paz. 

A narrativa da autora é em primeira pessoa e mistura capítulos entre o passado e o presente. Os capítulos que mostram no passado como ocorreu esse acidente e como eram os amigos de Mara são poucos fazendo com que o foco seja na Mara do presente e se tornando essenciais para que o leitor tenha mais acesso a tudo o que aconteceu.
A forma como a autora  descreve cenas e compõe seus personagens é deliciosa, ela escreve de uma maneira que faz com que a leitura tenha um ritmo bom e paralelamente tenso.

Os personagens são completamente cativantes e tão misteriosos quanto a historia em si. Mara cai em alguns clichês típicos de personagens com sua idade mas por sorte ela não é tão irritante e possui voz própria e personalidade forte.

Os personagens secundários também caem no mesmo mal: temos Anna, a ex magoada que adora ser má, Noah o bad boy, os pais protetores e o irmão fofo e ingenuo.
Noah é o personagem mais clichê e o clichê mais essencial do livro todo, o mais comum dos bad boys possui seu diferencial mesmo sendo o mais do mesmo.



A Desconstrução de Mara Dyer é um livro que me conquistou por completo, ele é a junção de elementos essenciais para um bom YA paranormal; sarcasmo, personagens intrigantes, uma trama bem construída e um tom de mistério sem igual.

Pra mim foi uma das melhores leituras do ano, o final foi espetacular e me deixou completamente ansioso para ler a sequencia, A Evolução de Mara Dyer, que foi lançada mês passado aqui no Brasil.

O livro só não foi 5 estrelas pelos pontos citados anteriormente mas ainda assim indico pra todo mundo que gosta do gênero. Um dos melhores jovem adulto paranormal lançado nos últimos anos.

Comentários

  1. Ainda vou presentear o mundo com uma obra literária escrita por minhas mãos. Vou ver onde compro esse livro.

    Tem postagem nova lá no meu blog.Passa lá:

    http://fidelisharae.blogspot.com.br/2014/10/minha-tia-matilde-parte-01.html

    ResponderExcluir
  2. Hello, Gui! Eu sempre li o título como sendo Mary, mas é Mara :O
    Bom, eu tenho a maior vontade de ler esse livro também pela capa e sinopse - mas eu curti sua resenha e saber um pouco mais sobre o livro - acho que esses clichês tem em todos os livros, só não estou curtindo os livros de atualmente serem sempre divididos entre passado e presente.
    Ah, vi que você escolheu alguns livros para o seu mês do Horror, vou lá agora checar.

    Com animo,
    Gabryel Fellipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro tem sim seus cliches mas a narrativa é tão gostosa que a gente até releva!.
      Abraços

      Excluir
  3. Eu acho essa capa linda, fiquei curiosa pelo que você escreveu na resenha, pois parece ser um livro legal. A sinopse também é intrigantes. Quantos livros vão ser?

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma trilogia, e o livro é bem intrigante sim! :)

      Excluir
  4. confesso que não foi um livro que me atraia, o enredo em si é bom e inovador, mas não me agradou tanto

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ja tinha visto sobre esse livro mas nao sabia o que era parece bom!

    segui seu blog :)

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Guilherme =)

    Eis um livro que desde o seu lançamento não conseguiu chamar a minha atenção E também li algumas resenhas não muito positivas que me deixaram ainda mais desanimada.
    Mas, fico feliz que você tenha aproveitado a leitura ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Olááá
    Não é exatamente o tipo de livro que eu leria, mas gostei mto da resenha e fiquei interessada. Também achei a capa linda! :)
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Guilherme.
    Confesso que o livro me chama atenção ao mesmo tempo que fico meio receoso pela quantidade de blogs falando super bem da obra.
    Mas curti sua opinião sobre a obra, me pareceu sincera, sem bajulação. Enfim, vou dá uma chance a série mais para frente. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, o livro é realmente surpreendente :)

      Excluir
  9. Olá, Gui!
    Você não tem noção do quanto tô louca pra ler Mara Dyer, rs. Eu sou muito molenga e confesso que fiquei um pouco receosa, sabe?! Mas só tenho lido opiniões incríveis, como a sua, e acabei comprando o livro.
    Resenha sincera, que ressaltou pontos positivos e que me deixou mais ansiosa ainda, rs. Adorei!

    beijo,
    Mi
    http://inteiramentediva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo