Se eu Ficar por Gayle Forman

Sinopse
"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."








Autor:  Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Gênero: Drama/Romance
        

Se eu Ficar é um livro que assim que vi o trailer da adaptação senti que deveria ler. O trailer me encantou tanto que comprei o livro em inglês pois não conseguia segurar a ansiedade até o lançamento nacional. Ou seja, minhas expectativas com a leitura estavam altas e foram quase todas correspondidas. Quase.

O livro é curto e objetivo, de cara já começamos conhecendo a Mia e sua família. Em um snowday que lá nos EUA é um dia decretado pela grande quantidade de neve que faz com que as pessoas tenham que ficar em casa por motivos de segurança. Nessa manhã de neve, Mia e sua família saem de casa e vão fazer um passeio de carro, saem Mia, seu irmão Teddy e sua mãe e pai. O que acontece em seguida mudará a vida de todos. O carro deles bate causando um acidente grave. Mia se vê fora de seu corpo a partir desse momento e assiste todo o resgate como se fosse uma alma vagante.


Primeiramente já estranhei essa coisa de a personagem assistir os fatos fora de seu corpo, ela vê seu corpo, vê  as pessoas ao redor mas ninguém a vê, achei isso inusitado, mas concordei com a idéia e deixei a leitura fluir sem me preocupar com isso.

A narrativa de Gayle Forman é acelerada e faz com que o livro seja acelerado também, os fatos linearmente se passam em 24 horas, porém, os capítulos são alternados entre os momentos após o acidente e o passado da protagonista, assim, conhecemos a Mia e os outros personagens de uma maneira mais ampla. Isso faz com que o leitor se afeiçoe com a historia de uma maneira mais completa.


Mia é uma protagonista nem tão maravilhosamente encantadora e nem tão sem sal, ela é normal, leva uma vida normal assim como todo mundo. Gostei da Mia, muitas vezes descordei de certas atitudes suas mas ainda assim ela possui seu charme, tenho certeza que várias garotas irão se identificar com ela.

A relação do livro com a música é imensa e na minha opinião, na dosagem certa. Eu particularmente, amo musica e não me incomodei com as várias cenas em que a musica estava envolvida, mas quem não gosta tanto pode se incomodar.
A musica também se faz presente pois Mia é uma tocadora de Cello, seu pai era de uma banda então a musica sempre esteve na família. 
Sem contar que seu namorado, Adam, é o vocalista de uma banda de rock.

O relacionamento de Mia e Adam é lindo e crível porém morno, não me senti tão conectado com o casal quanto esperava me sentir e nem achei o romance entre eles maravilhoso. Como disse, é um relacionamento lindo e crível mas não contagiante. 
Só me senti contagiado e conectado mesmo pelo casal lá pelo fim do livro, que foi certamente um dos melhores finais que já li.

É um final que deixa pontas soltas e ao contrário de muita gente eu gostei da autora ter deixado esse clima de suspense e só revelar completamente tudo na sequência, Para Onde Ela Foi, que será lançada aqui no mês que vem. 

Em suma, Se Eu Ficar é um livro que cumpre o que promete, emociona o leitor e faz com que ele repense valores e decisões que se tivessem que serem feitas agora, após a leitura elas certamente seriam diferentes. 
Se eu Ficar é uma história sobre romance, esperança, memórias, música, viver, morrer e amar.

Comentários

  1. Engraçado que ler uma resenha clara é OUTRA história mesmo, né? É a terceira resenha que leio desse livro só hoje, Guilherme, e, bem, honestamente é a primeira vez que entendo de fato sobre o que o livro trabalha. xD Mil parabéns pela clareza da resenha, aliás. E um obrigado por finalmente ter me feito entender @.@
    Anyway: gostei do seu tom crítico e realista. Eu estive sempre com o pé atrás com esse livro, se você quer saber. Adorei saber que ela vê acontecimentos fora do corpo - foi a parte que mais me interessou, esse quê fantástico -, mas a aparente normalidade linear e pouco surpreendente da personagem me... broxou, um pouco. Eu estou num momento de leitura que preciso ser arrebatado, sabe? Arrebatado mesmo. Quero ler livros que drive me crazy. Livros que me avassalem. E, aparentemente, esse não é o tipo de livro que eu preciso agora...
    Gente, que Blog lindo é esse?! Adoro esse Blog! Muito! Parabéns e siga firme! Cá está um leitor seguidor e que adora o conteúdo dele. :]
    Beijão!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo!! <333
      Muito obrigado pelo carinho, infelizmente Se eu ficar não é tãaaaao crazy quanto voce precisa mas é uma leitura muito gostosa sim.
      Obrigado!

      Excluir
  2. tenho muita curiosidade, espero em breve poder ler! o livro está na lista de desejados e posso me preparar para uma leitura regada de emoções
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gui!

    Quero muito ler este livro!!! Mas é uma pena que você tenha se decepcionado de certa forma com ele.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, não é maravilhoso mas é bem gostosinho *--*

      Excluir
  4. Li uma resenha desse livro em um outro blog e agora lendo a sua concluo que Se Eu Ficar é um livro bom, mas nada marcante. Quero o mais depressa possível lê-lo.
    Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vi muita gente falando que se incomoda com o fato dela não estar totalmente morta e ver as coisas acontecendo. Isso me lembra "Se Fosse Verdade".
    Vou enrolar um pouco para ler o livro, não gosto de tramas tristes.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah ele tem uma vibe meio tristinha sim mas acho que tu vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  6. Gostei da resenha Guilherme. Quero muito ler este livro. Me emocionei só de assistir o trailer do filme. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Como é bom ler uma resenha de quem leu direto do original! RsRs' (queria eu saber ler em inglês) Li várias resenhas desse livro, se não umas dez, mais de vinte. Todas contem a opinião de que Mia é muito simples, mas tem personalidade, e que o relacionamento dela não é muito intenso, mas não totalmente sem graça. Espero ler esse livro antes do filme, e me preparar para a ansiedade do segundo volume junto com os vários leitores dessa série maravilhosa.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. E aí Gui! Tudo bem?
    Nossa eu adorei sua resenha, acho que o livro deve ser muito foda! Quero ler esse livro logo, fiquei super ansioso.
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Resenha muito bacana.
    Li o livro á uns dias atrás e assim como você também encontrei falhas, mas de certo modo o livro me envolveu. Minha avaliação foi 4 estrelas também, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Assim como vc, depois que vi o trailer do filme fiquei doida pra ler, ainda não terminei mas concordo em diversos pontos com vc. To achando que vou me emocionar mais com o filme do que com o livro, achei o relacionamento da mia e do adam lindo na telas e meio morno nos livros. Só curti a cena onde ele pede pra tocar nele como se fosse o violancelo, que cena perfeita!!!
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  11. Olá Guilherme!
    aaaah EXATAMENTE ele promete e cumpre!
    estava com uma puuuuta expectativa para essa leitura... e meu deus! Esse livro me pegou de JEITO! sem mais! me envolvi com Mia, me emocionei com ela, me apaixonei por Adam! Adorei a resenha! :)
    não vejo a hora de ver o filme!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse livro, simplesmente perfeito *.*
    Amei o seu blog e já o estou a seguir :D
    Também curti a sua página de facebook (DanielaDS).
    beijos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/ddocesonhadora

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

O Adulto por Gillian Flynn

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Os Lançamentos de Julho | 2016