Eleanor & Park por Rainbow Rowell

Sinopse
"Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações."


Autor:  Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 328
Gênero: Romance 
         


Eleanor & Park é uma leitura que sempre tive vontade de fazer, vi comentários ótimos em relação a ele nos blogs gringos e quando ele foi lançado por aqui, há alguns meses, muita gente gostou.

O que mais me empolgou em fazer a leitura foi saber que o livro se passa nos anos 80. Eu amo a época e saber que existe um livro com um romance contemporâneo que se passa nesses anos me deixou com muita vontade de ler.

O livro conta a história da Eleanor, ela é a garota nova da escola, acaba de voltar para a casa da mãe com seus quatro irmãos alem do seu problemático padastro, Richie. Eleanor não é uma garota normal, ela é grande, ruiva, tem sardas e se veste diferente das outras pessoas. Já no primeiro dia de aula ela é alvo de zoação.

Temos também o Park, um garoto que adora gibis, tem descendência coreana, ama  música e esta sempre quieto, ele não costuma falar muito. Eleanor e Park se encontram no ônibus da escola no primeiro dia de Eleanor, ela se senta ao lado dele mas apesar disso eles não conversam. Com o tempo a situação começa a mudar e eles começam a compartilhar o gosto pelos quadrinhos, pela musica e até por um bom papo.



Não tenho nem palavras para dizer o quanto esse livro me cativou, fui completamente fisgado pela narrativa da autora e não consegui deixar o livro de lado por nem um segundo.

A narrativa intercala as vozes de Eleanor e de Park, ela é em terceira pessoa mas erra quem pensa que isso faz com que o leitor não se sinta dentro da cabeça do personagem.
Os capítulos são rápidos e o modo como a Rainbow Rowell conduziu a história toda foi mágica, os elementos usados em seu texto proporciona uma leitora prazerosa e gostosa de se fazer.

"Não gosto de você, Park – ela confirmou, num tom que, por um segundo, pareceu indicar que era sério mesmo. – Eu… – a voz dela quase desapareceu. – Eu acho que vivo por você. "

O romance entre os personagens é algo tão lindo. Ele é natural, acontece com o tempo, não é instantâneo. Muito menos forçado.

Outro ponto positivo foi a forma simples como a autora abordou assuntos pesados como abuso, preconceito e drogas. Eleanor é personagem que sofre tanto que você fica o livro todo torcendo para que de tudo certo.

A única parte que não me conquistou completamente foi o final, acho que a autora correu demais para acabar e deixou algumas pontas soltas que deu uma leve desapontada. Ainda assim, é um livro 5 estrelas.

Se você estiver procurando um livro leve, que te puxe a ponto de que você não sinta vontade de larga-lo, Eleanor & Park é ele. Extremamente tocante e delicioso, já se tornou um dos favoritos de 2014.

Comentários

  1. Nossa que livro lindo, a capa é muito linda, a sinopse me cativa muito, e com essa resenha, emfim quero urgentemente ler essa historia. O fato de você dizer que o romance fui naturalmente é um ponto muito positivo, amo quando isso acontece.
    beijos, polliana.
    http://inspiracoes-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem tanta coisa que me faz babar que eu me sinto compelida a comprá-lo assim que chover grana na minha horta rsrsrsrs (eu tô de licença em casa pq fiz uma cirurgia no tornozelo). Sua resenha ficou mto massa, e amei seu blog, vou segui-lo, ctz :) http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha compre sim, ele é lindo. Obrigado!!

      Excluir
  3. Oi Guilherme!
    Só vejo elogios sobre esse livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas está na minha lista! Adorei seu resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou doida pra ler esse livro, já comprei ele porém fico com dó de começar e acabar muito rápido kkkk
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  5. Oi,Guilherme!
    Estou curioso sobre esse livro; a história parece ser leve e, ao mesmo tempo, reflexiva.
    Além disso, é um livro que fala bem de muitos assuntos dos jovens, sem se utilizar de moralismos.
    Ótima resenha!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Guilherme, tudo bem?

    Me sinto um ET por ainda não ter lido esse livro! Estou bem curiosa, ainda mais por se passar nos anos 80 e por ter um romance fofo ♥

    Pena que o final foi corrido.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Guilherme!
    Esse livro não me chama muito a atenção, mas tenho visto tantos comentários positivos a respeito que estou começando a cogitar dar uma chance a ele. Gostei bastante da sua resenha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro e de um outro dela. Eleonor e Park parece ser legal.
    Pena que você nao gostou muito do final, espero que quando eu ler eu goste.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Gui, tudo bem?
    Ti ve que comentar sobre esse livro. Ah, vi muitas coisas sobre ele e teve muitas pessoas falando que não curtiu a historia. Gostei da sua resenha e seu ponto de vista!

    Beijo grande,

    Veja a última novidade do blog e me diga sua opinião!

    Maah Music - Você já conhece Agir? .

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana sua resenha Gui.
    Li esse livro em 2014 também, e simplesmente amei. Participo de um grupo de leitores e algumas das meninas leram ele essa semana, e foi bem interessante porque tivemos um debate interessante sobre a história. E alguns dos pontos que você sitou na resenha, foi o mesmo que tivemos.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Lançamentos de Julho | 2016

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo