Refúgio por Harlan Coben

Sinopse:
"Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.
Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.
Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter."

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Páginas: 224
Gênero: Suspense
        

Mistério deveria ser o nome desse livro.
Acho que de todos os livros que li do meu querido e amado Harlan Coben, Refúgio foi o que trouxe o maior grau de mistério. E isso é ótimo!
Esse é o primeiro livro da trilogia do Mickey Bolitar, ele é sobrinho do protagonista da série de 10 livros do Myron Bolitar. Refúgio tem spoiler de Alta Tensão, ultimo livro da série.

O Mickey esta indo morar com o tio, Myron, porque perdeu o pai em um acidente e sua mãe teve de ser internada em uma clinica de reabilitação. Mesmo não gostando muito do tio, ele se vê obrigado a ir,  já que tirando os avós não tem mais ninguém no mundo.
Ele decide seguir a vida e volta para a escola, ele começa a namorar uma misteriosa garota chamada Ashley. Quando tudo parece seguir um ritmo normal, sua namorada simplesmente some. Para completar, Dona morcega, uma estranha velhinha que mora em uma casa abandonada diz pra ele que seu pai esta vivo, e a mulher some na casa.
Perplexo com o sumiço da namorada e com a revelação da mulher, Mickey começa a investigar, com a ajuda de Colherada, seu novo amigo que é super-estranho e a Ema, uma típica adolescente não-estou-nem-ai-para-o-mundo que adora usar preto.

Se tratando de construção de personagem não conheço alguém que faça melhor do que  Harlan, não me afeiçoei muito ao Mickey mas ele é muito bem construído, tem personalidade forte e não decepciona.
Me arrisco a dizer que Ema e Colherada salvaram a trama, sem eles eu não sei se teria gostado como gostei, a Ema é incrível, amo o sarcasmo e o estilo dela. Colherada é um sarro, ele sempre fala umas coisas estranhas e aleatórias mas é impossível não rir.
Por gostar muito da série do Myron esperava ansioso a aparição dele, e posso dizer que ficou ótimo, ele não roubou a cena e também não sumiu, gostei disso.

Como acontece muito nos livro do Harlan aqui os pontos se interligam e deixa o mais esperto leitor surpreendido, a história da velhinha e o sumiço da Ashley esta conectada, da pra perceber isso já no começo.

Como já disse, Refúgio é puro mistério, me senti meio perdido durante a leitura porque a narrativa do autor tem muita ação, e algumas vezes tive que interromper a leitura para poder respirar e refletir sobre o que tava acontecendo.

Narrativa ágil, mistério garantido e personagens que só fazem a leitura ser mais gostosa são características de Refúgio. Não foi a minha melhor experiência com Harlan mas matou a minha curiosidade em relação a livros que ele escreve para um publico mais jovem. O final foi literalmente um dos melhores que eu já li, sério, foi genial demais!.

Com suas 224 paginas, Refúgio cumpre muito bem seu papel e introduz de um jeito sutil e delicioso uma trama que promete.

Comentários

  1. Eu tenho dois dele aqui em casa e estou louca pra lê-los. Sempre ouço falar muito bem do autor.

    Já comecei a desejar esse tbm, principalmente quando vc disse que o final é um dos melhores que já leu, apesar de não ser o seu favorito...

    Beijooos

    http://subexplicado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho várias obras do Harlan na minha estante, mas a única que eu já li foi o Alta Tensão e, honestamente, não curti tanto quanto gostaria de ter curtido. Entretanto, apesar da experiência não tão positiva, pretendo conhecer sim essa série com ares mais juvenis - tenho os 2 volumes já lançados o//
    Talvez o Coben me cative dessa vez.

    Abraços,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te recomendo que leia João, Harlan é o meu autor preferido e se voce gostar do gênero acho que também vai gostar.

      Excluir
  3. Eu não muitos livros de suspense, mais amo o gênero. Amei a resenha.
    Beijos
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE A SUA OPINIÃO!

Postagens mais visitadas deste blog

O Adulto por Gillian Flynn

Sumiço, Mudanças + O Que ando lendo

Os Lançamentos de Julho | 2016